AO VIVO
Fechar
©2025. Rádio Tunaporã. Todos direitos reservados. Política de Privacidade.

Maior simulado de desastres do país envolveu mais de 250 cidades de SC 262c5r

Alerta em massa marcou o início do simulado em SC; aviso foi enviado simultaneamente para todos os celulares em território catarinense 5vi2e

Por Rádio Tunaporã
Postado em 19 de maio de 2025 às 08:33.15

Um alerta em massa foi enviado para Santa Catarina neste domingo (18), para informar o início do maior simulado de desastres naturais do Brasil. Segundo o Estado, foi a primeira vez que o aviso foi enviado simultaneamente para todos os celulares que estavam em território catarinense. 183t3k

Conforme a Secretaria de Estado da Proteção e Defesa Civil, o exercício envolveu mais de 250 mil pessoas em 250 cidades catarinenses. O objetivo era preparar forças de segurança e a população para desastres naturais, como deslizamentos, enchentes e alagamentos severos.

O primeiro o foi a realização de reuniões que identificaram as áreas de maior vulnerabilidade e simularam o redirecionamento de recursos humanos, materiais e logísticos. Entre os cenários simulados, houve o levantamento de riscos de rompimento de barragens de geração de energia em alguns municípios da região Oeste, além do relato de unidades territoriais sem energia elétrica.

Além disso, o exercício treinou evacuações simuladas, instalação de abrigos temporários, cadastros populacionais, ajuda humanitária e distribuição de materiais educativos, principalmente para moradores em regiões de risco de Santa Catarina.

O simulado começou no momento em que o alerta em massa foi enviado e encerrou-se às 17h do domingo. O exercício ocorreu nos locais onde funcionam os Gracs (Grupos de Ações Coordenadas) de cada município. Estiveram envolvidas as Coordenadorias Regionais de Defesa Civil, o CBMSC (Corpo de Bombeiros Militar de Santa Catarina), polícias, secretarias municipais, universidades, organizações sociais e voluntários capacitados.

“O que estamos vivendo aqui é um ensaio realista do que seria uma situação extrema de desastre. Esta reunião do Comando Unificado é o momento em que se avalia a consciência situacional, se toma decisões rápidas e se aplicam os recursos nos locais mais críticos. O Estado está mostrando, com clareza, que está preparado para proteger vidas”, afirmou Mário Hildebrandt, secretário de Estado da Proteção e Defesa Civil.

Fonte: ND+
Fotos: